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Direitos e Deveres do Consumidor

Os direitos e deveres do Consumidor aqui reproduzidos estão em conformidade com a IOCU (International Organizational Consumer's Union).

 

Direitos:

1.      Direito à Informação - Conhecimento dos dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para uma decisão consciente.

2.      Direito a Ser Ouvido -Os interesses dos consumidores devem ser levados em conta no planejamento e execução das estratégias e sistemática das organizações.

3.      Direito à Segurança  - Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.

4.      Direito à Escolha - Opção entre vários produtos e serviços com qualidade satisfatória e preços competitivos.

5.      Direito à Indenização - Reparação financeira por danos causados por produtos ou serviços.

6.      Direito a um Meio Ambiente Saudável  - Defesa do equilíbrio ecológico para melhorar a qualidade de vida agora e preservá-la para o futuro.

7.      Direito à Educação para o consumo - Meios para o cidadão poder exercitar conscientemente sua função no mercado.

8.      Direito a Bens e Serviços Básicos - Garantia de acesso à alimentação, saúde, educação e habitação.

 

Deveres:

1.      Dever de informar-se - Informar-se sobre as condições de mercado e sobre a real adequação dos bens e serviços oferecidos.

2.      Dever de bem usar - Utilizar corretamente produtos e serviços que adquire.

3.      Dever de resistência - Resistir às práticas comerciais agressivas ou fraudulentas.

4.      Dever de cautela - Estar atento aos termos dos contratos que assina.

5.      Dever de previsão - Planejar seus recursos.

6.      Dever de responsabilidade - Usufruir, com responsabilidade, das facilidades de crédito.

7.      Dever ecológico - Preservar e recuperar o meio ambiente.

8.      Dever de reclamar - Reclamar quando necessário. Reclamar não é tolice: é um dever social.

9.      Dever de solidariedade  - Ser solidário com os demais. Neste dever de solidariedade repousa, inclusive, a possibilidade de uma ação capaz de proteger todos os consumidores, dando-lhes melhores condições de vida.


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