Voltar

Enxoval do Bebê

Nos primeiros meses de vida os bebês crescem rapidamente. Quando completam um ano de idade, já cresceram cerca de 25 cm. nos primeiros três meses, engordam aproximadamente um quilo a cada mês. Nessa fase, não vale à pena comprar roupinhas e sapatinhos caros. para ser de boa qualidade, não precisam ser caros. Além do mais, eles só irão servir para os bebês por um curto espaço de tempo. por isso, também não adianta tentar aproveitar aquela promoção ou se antecipar ao nascimento e comprar, por exemplo, dezenas de conjuntinhos pagão ou macacões. Já no fim do primeiro mês é possível que eles não sirvam mais. O ideal é comprar o mínimo de roupas possível e, só depois, de acordo com o crescimento da criança, ir comprando mais, aos poucos.

 

Antes do bebê nascer, bastam seis conjuntos do tipo pagão; seis macacões curtos e três compridos ou, se o bebê nascer em época de frio, os curtos devem ser substituídos por compridos; dois casacos, sendo que se estiver fazendo calor, eles devem ser de malha fina ou linha, se fizer frio, devem ser preferencialmente de lã; além de uns quatro pares de meia. Se a época for de frio, pode-se comprar também uma touca.

Pode-se comprar também dois conjuntos de lençóis e dois protetores de berço, além de um cobertor ou uma manta, dependendo da época.

 

Não é preciso se preocupar com os sapatinhos nos primeiros meses, afinal, eles só servirão de enfeite.

Quanto às fraldas, é melhor não fazer estoque. Se a intenção é usar fraldas descartáveis, elas devem ser compradas aos poucos, pois muitos bebês têm alergia a certas marcas.

 

Mesmo com o uso das fraldas descartáveis, é bom ter ao menos meia dúzia de fraldas de pano. É que elas servem também como babador, além de serem apropriadas para a higiene rápida do bebê quando ele regurgitar, ou seja, têm múltiplas utilidades.

 

Para o banho, deve-se comprar cerca de três fraldas-toalha. Elas são mais delicadas que as toalhas comuns, e deverão ser usadas para secar o bebê.

 

Já as toalhas comuns, apesar de não serem usadas para enxugar, podem ser úteis para enrolar o neném depois de tomar banho, portando, o ideal é comprar duas para revezar.

 

Os acessórios, tais como bicos, mamadeiras, mordedores etc., podem ser deixados para depois do segundo ou terceiro mês, de acordo com a necessidade, já que nos primeiros meses a alimentação do bebê será, basicamente, fornecida pela amamentação.


Voltar