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Leitura Dinâmica

Existem vários cursos que prometem ensinar a ler mais rápido, e importante, com melhor compreensão do texto.

 

Realmente, muitas técnicas ajudam a melhorar a leitura, mas não se trata de uma fórmula mágica que permita ao leitor ler mais rápido instantaneamente depois de aprender o método. Para conseguir resultados, é necessário treinamento e disciplina, assim como para aumentar a velocidade de digitação.

 

Um curso de Leitura Dinâmica não se resume a dar um treinamento voltado ao aperfeiçoamento da velocidade da leitura. Não basta ler mais rápido. O grande problema, muitas vezes, é que o aluno não consegue memorizar o que lê. Se não é bom na leitura convencional, também não será bom numa leitura mais rápida. Por isso, há várias técnicas que visam estimular a concentração, além de procurar organizar as informações recebidas de modo a facilitar sua recuperação, estimulando a memória.

 

É preciso saber também que os possíveis benefícios de um curso de leitura dinâmica quanto à velocidade de leitura não se aplicam a todos os tipos de livro e texto. Se o objetivo é ler os grandes mestres da literatura em menos tempo, pode ser que um curso de leitura dinâmica ajude muito. Porém, em textos nos quais o objetivo da leitura não é extrair um resumo das idéias do autor, mas sim analisar os mínimos detalhes da história, a leitura rápida não cumprirá seu objetivo. Também nos textos científicos e contratos que exigem atenção redobrada, a leitura rápida não trás benefícios.

 

Portanto, para ingressar num curso de leitura dinâmica, além de ter consciência dos seus reais objetivos, deve-se estar preparado para gastar, além do horário das aulas, um tempo em casa, destinado aos exercícios, que não são poucos. São treinamentos para estimular a musculatura ocular, aumentar a concentração e aperfeiçoar a memória. Sem este tempo extra, não há como obter bons resultados.

 

Para aumentar a velocidade de leitura, que normalmente é de 150 a 250 palavras por minuto, os alunos precisam fazer exercícios para estimular a musculatura ocular. Outra técnica usada é a de passar os olhos pelo texto a uma velocidade muito superior àquela que se pretende, por exemplo, acima de 1500 palavras por minuto, ainda que sem compreensão. A teoria é que se o aluno se habituar com essa velocidade, quando baixar para 500 ou 700 palavras por minuto, conseguirá compreender o que está lendo.

 

Para melhorar a concentração no texto e aumentar a retenção das informações lidas, os cursos sugerem que se faça a anotação de algumas palavras ou códigos ao final de cada parágrafo. Para memorizar palavras, seqüências, compromissos etc., a dica é a associação. Associando estas palavras a uma imagem, de preferência de forma meio absurda, fica mais fácil lembrar delas depois. Por exemplo, se o aluno tem que lembrar de levar um envelope com documentos para o trabalho no dia seguinte, é só se imaginar abrindo a porta de casa para sair com um envelope, em vez da chave. O esperado é que, ao procurar a chave de casa para sair ele se lembre do envelope


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