Voltar

Carteira Internacional  de Habilitação

As carteiras internacionais para dirigir foram estabelecidas pelas Convenções Internacionais de 1926 e 1968, que encampa os documentos estabelecidos pelas anteriores, incluindo a Interamericana de 1943 - sendo reconhecidas em grande parte dos países do mundo, que foram signatários das Convenções - e são impressas na maioria dos idiomas. No caso dos Estados Unidos, que não foram signatários dessas convenções, a Habilitação Internacional é validada pela Convenção Interamericana de Tráfego de 1943 (a que os Estados Unidos compareceram), que encampa o documento estabelecido na Canvenção de 1926. Ou seja, a Habilitação Internacional é o documento mais seguro para quem pretende dirigir no exterior.

 

Documento de validade internacional, especifico para determinadas regiões (América do norte e Europa) que se deve solicitar só quando sua permanência for maior que sessenta dias.

 

A Carteira Internacional de Habilitação Brasileira, emitida em inglês, francês, alemão, espanhol e japonês, é válida em 120 países e tem a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é o órgão responsável pela autorização das carteiras. Os documentos são emitidos no Touring Clube do Brasil nos Estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro,

 

Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Maranhão, Amazonas e Goiás, a carteira é emitida pelos Detrans. Em Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima, Paraíba, Amapá, Sergipe e Alagoas, os interessados são orientados a requisitar o documento no Estado mais próximo que preste o serviço.

 

A Carteira Internacional de Habilitação começou a ser emitida no Brasil em outubro de 1981, a partir da Convenção de Viena, assinada em 1968, por países de todos os continentes. O objetivo do acordo é facilitar o trânsito viário internacional e aumentar a segurança nas rodovias, por meio da adoção de regras uniformes de trânsito. O documento permite ao motorista dirigir todos os tipos de carros de passeio. Além de motocicletas, utilitários para transporte de passageiros e cargas.

 

Para obtenção da Carteira Internacional é necessário apresentação da Carteira Nacional de Habilitação, uma foto atualizada 5 por 7 colorida e o pagamento de taxa que pode variar de Estado para Estado. O prazo para entrega vai de dois a quatro dias úteis. Para o estrangeiro que pretende dirigir no Brasil exige-se a carteira de motorista válida no País de origem, traduzida por um tradutor público oficial, e licença emitida pelo Detran, ou entidade autorizada. Esse documento tem validade de seis meses e tem custos.

 

Documentos Necessários

- Cópia autenticada do RG

- Cópia autenticada da CNH (dentro do prazo de validade)

- 02 fotos 3x4 sem data, colorida.

- Comprovante de endereço residencial no Brasil

- As cópias dos documentos deverão ser autenticadas em cartório ou Consulado/Embaixada brasileira.

- Informar, quando for solicitar a emissão da Habilitação Internacional: telefone para contato e país(es) para onde pretende viajar.

- A Habilitação Internacional é emitida para a condução de qualquer tipo de veículo, inclusive motocicletas (caso o portador seja habilitado para isso).

- O prazo de emissão da Habilitação Internacional varia de 1 a 5 dias, dependendo do local onde for solicitado.

- A validade da Habilitação Internacional é de 1 ano, porém se a Carteira Nacional de Habilitação tiver validade restante inferior a 1 ano, a Habilitação Internacional terá o mesmo prazo de validade da Nacional.

- A Habilitação Internacional não é renovável. Ao vencer, deve ser tirada uma nova.


Voltar