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Dicas Para Dirigir na Chuva

Que chuva...hein???

Dirigir um veículo é um prazer enorme para uns ou uma verdadeira chatice para outros.

Unanimidade é dirigir debaixo de chuva, seja pequena ou aquele inesquecível temporal. Todos odeiam.

A matéria abaixo lhe dará dicas valiosas que aumentarão sua segurança, tentando lhe proporcionar mais prazer quando estiver dirigindo um carro debaixo de chuva.

O começo da chuva

É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva.

O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, o veículo e o motorista  desprevenidos.

A pista, assim que recebe o início da  água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento).

Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo.

Outro evento que acontece é o do choque térmico. A chuva fria quando bate no vidro quente  (é quente porque o interior do carro é assim) gera a formação do chamado “embaçamento”.

O “embaçamento” é perigoso pois prejudica a visibilidade de todos os vidros do veículo.

Como se não bastasse, quando você liga o limpador de pára-brisa a visibilidade fica pior ainda, aparecendo um véu esbranquiçado no vidro onde deveria estar cristalino.

O que fazer?

Tudo é muito simples, decore e entenda as dicas abaixo, de tal forma que quando o evento acontecer você possa agir instintivamente.

1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma seu veículo, mantenha uma distância do tamanho de três carros iguais ao seu do veículo que está a sua frente.

2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.

3) Procure não fazer  manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos.

4) Acenda seu farol baixo, isso irá melhorar sua visão um pouco, mas quem vem atrás terá uma boa visibilidade do seu veículo devido às luzes vermelhas do farol traseiro.

5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado.  

6) Quando você acionar o limpador do pára-brisa e aparecer a névoa branca, faça uso do “esguichador”. O acionador geralmente é uma alavanca  que fica atrás da direção.  

7) Para aumentar a eficiência do limpador de pára-brisa, troque as palhetas uma vez por ano, mantenha as borrachas das palhetas limpas (use um pano umedecido em água), mantenha o vidro sempre limpo e adicione ao reservatório de água do “esguichador” uma “colher de sopa” de detergente neutro ou os aditivos que vendem em postos de gasolina, centros automotivos e até supermercados.

8) Quando acionar o limpador de pára-brisa, use a velocidade compatível com o volume de água.

9) Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo, jamais usa as mãos pois a gordura natural da pele só irá prejudicar a situação. Tente deixar os vidros laterais uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar, ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. Lembre-se, você deve esfriar o carro por dentro para “desembaçar” os vidros.

10) Caso os vidros já estejam todos embaçados faça o inverso, ligue o ar quente, ele irá evaporar as minúsculas bolhas de água que formam o “embaçamento”.

11) Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” o erro dos outros.

12) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo.

13) Cuidado com os “pneus de chuva” vendidos no mercado, eles dão uma falsa sensação de segurança. Ninguém pode garantir qual a  conduta de um veículo debaixo de chuva, pois há inúmeras  variáveis a serem analisadas (tipo de veículo, piso, quantidade de água, condições locais, forma de condução do  motorista etc).

14) Se você sentir que seu veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare  no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.

Como enfrentar um alagamento?

A melhor forma de enfrentar um alagamento é não o fazendo, pois você não sabe o que a água está escondendo (obstáculos, buracos etc). Pare seu carro e espere o nível de água abaixar.

Se não for possível e você tem que passar por ele, faça o seguinte:

1) Engate a primeira marcha e só mude de marcha quando passar pelo alagamento, ou seja, durante todo o trajeto você não pode mudar de marcha, senão, no refluxo de gases, a água pode entrar e o motor apagar.

2) Durante o trajeto mantenha o seu carro bem acelerado (acelere e controle a velocidade com a embreagem), a saída dos gases com pressão evita que a água entre.

3) Se você perceber que o escapamento está submerso (o som muda, fica parecendo som de bolhas - blup,blup,blup - parece que seu veículo está dentro de um aquário) jamais desacelere. Se tiver que parar o veículo pise na embreagem, tire a marcha (coloque em ponto morto) e freie com cuidado (com o pé esquerdo). Tudo isso você deverá fazer o veículo acelerado. Aguarde, sempre acelerando, o volume de água abaixar (o som de bolhas pára e volta o som normal do escapamento volta), você irá gastar bastante combustível, mas irá proteger o motor.

Meu carro apagou e está boiando no alagamento. O que fazer?

A primeira atitude é ter sangue frio e não se preocupar com o carro, de qualquer forma ele sofrerá graves prejuízos.

Já que seu carro irá ser bem danificado (de uma forma ou de outra), busque sua segurança e a de terceiros, saia do carro e deixe-o com os vidros abertos.

Quando a água entrar nele ele irá afundar como uma âncora e ficará preso. É melhor do que ficar boiando e com a correnteza e ficar batendo em obstáculos ou machucando pedestres, ademais, a água acabará se infiltrando e ele afundará de qualquer jeito (só que nesse caso ele estará todo amassado).

Quando o nível da água baixar, chame um guincho.

Jamais tente ligar um motor que foi molhado (mesmo se estiver seco), os danos se multiplicam, pois a sujeira presente na água funcionará como um poderoso abrasivo e irá corroer  todo o motor por dentro

Procure uma oficina idônea e explique o que aconteceu.


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