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Situações Emergenciais

5-SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

5.1 - O Atendimento às Vítimas - O  ser  humano, é dotado de senso de cooperação, coletividade, sensibilidade e afeto, atributos que lhe tornam essencialmente humano e o fazem tomar atitudes positivas para com os outros, atitudes essas, que venham produzir comportamentos adequados no trânsito.

O acidente de trânsito é a conseqüência de um comportamento inadequado, e a solidariedade nestes casos é muito importante, mas igualmente importante é o atendimento adequado que devemos  ter com a vítima, do contrário, de nada irá adiantar o nosso auxílio nesta hora.

O socorrista deve ter habilidade de liderança, intuição, tomada rápida de decisões e conhecimentos mínimos de como agir em situações emergenciais.

- Enquanto aguarda a chegada de socorro, o socorrista deve:

Þ    liderar as ações de socorro;

Þ    afastar os curiosos e evitar o pânico;

Þ    evitar comentários sobre o estado da vítima;

Þ    procurar tranqüilizar o paciente.

O atendimento só obterá êxito, se a vítima for atendida o mais cedo possível, porém, muitos cuidados deverão serem observados antes da remoção ou movimentação de um acidentado para não agravar as lesões existentes. Precisamos tomar as seguintes precauções:

A remoção, movimentação ou transporte de acidentados, deve ser feita com o máximo de cuidado, para evitar o agravamento do estado da vítima e/ou lesões existentes. Quando a vítima estiver inconsciente, cuidar para que não haja obstrução da respiração com queda da língua ou secreções que podem causar asfixia, virando a cabeça para o lado.

As pessoas com suspeita de fratura de coluna devem ser transportadas em superfície dura (tábua, porta ou banco de madeira), em veículo grande, para que o corpo fique bem reto. Evitar paradas bruscas e balanços. Se a vítima estiver em condições seguras, poderá aguardar transporte adequado.

Nossa postura e nossas limitações em caso de atendimento às vítimas, poderão restituir a vida de um ser humano.

Se caso o socorrista não se ache habilitado ou em condições de prestar socorro a  vítima, deve somente afastar o perigo da mesma, sinalizar o acidente, ir em busca de atendimento.

 

5.2 - Acionamento de Recursos: Políticos, Resgate, Ambulância, Bombeiro, Colaboração com Autoridades - Para que a vida em comunidade não se torne difícil, existem as leis que estabelecem as regras, colocando os limites para que saibamos o que podemos ou não fazer. Se as leis não forem cumpridas, estabelecer-se-á o caos, e é isso que estamos tentando evitar, tomando conhecimento das leis, fazendo cumpri-las numa colaboração conjunta para se evitar acidentes.

Dos recursos - Cabe recursos:

I.     das decisões do Conselho Nacional de Trânsito, para o Ministro da Justiça;

II.   das decisões dos Conselhos Estaduais, Territoriais e do Distrito Federal, exceto das que versam sobre aplicação de penalidades por infração de trânsito, para o Conselho Nacional de Trânsito;

III.das decisões da Junta Administrativa de Recursos de Infrações, para:

a) o Conselho Nacional de Trânsito, nos casos de cassação ou apreensão de documentos da habilitação por mais de seis ( 6 ) meses;

b) o Conselho Nacional de Trânsito, Conselho Estadual de Trânsito, Conselho de Trânsito do Distrito Federal ou Conselho Territorial de Trânsito, conforme a hipótese, nos demais casos.

IV. das decisões da autoridade de trânsito que aplique penalidade a proprietário ou condutor de veículo:

a) para o conselho Nacional de Trânsito nos casos de cassação ou apreensão da Carteira Nacional de Habilitação por mais de seis (6)meses;

b) para junta Administrativa  de Recursos de Infrações nos demais casos.

Þ    O recurso interpor-se-á mediante petição apresentada à autoridade de recorrida, no prazo de trinta ( 30 ) dias, contados da publicação da decisão, no órgão oficial, ou do conhecimento, por qualquer modo, pelo infrator.

à       O recurso não terá efeito suspensivo e somente será admitido, no caso de aplicação de multa, feita a prova no prazo de interposição de depósito do valor correspondente.

à       A autoridade recorrida remeterá o recurso ao órgão julgador dentro dos dez

( 10 ) dias úteis ou subsequentes à sua apresentação e, se o entender intempestivo, assinalará o fato no despacho de encaminhamento.

O recurso deverá ser julgado dentro do prazo de trinta ( 30 ) dias.

à       Se por motivo de força maior, o recurso não for julgado dentro do prazo previsto neste artigo, a autoridade competente para fazê-lo, de ofício ou por solicitação do decorrente, poderá conceder-lhe efeito suspensivo.

à       As decisões do Ministro da Justiça são irrecorríveis.

à       Provido o recurso pela Junta, de sua decisão poderá recorrer a autoridade de trânsito.

à       No julgamento de recursos pelos Conselhos e pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações, não será admitida sustentação oral.

Várias pessoas e entidades colaboram na prevenção de acidentes de trânsito, tais como:

a)    Presidente da República;

b)    Governador;

c)    Prefeitos;

d)    Autoridades de Trânsito;

e)    Engenheiros;

f)     Policiais de trânsito;

g)    Escolas;

h)    Entidades de segurança;

i)      Entidades de classe;

j)  Técnicos ( médicos, oftalmologistas, psicólogos )

A gama de pessoas envolvidas no projeto de facilitar o trânsito, é muito grande, e grande deve ser a nossa colaboração com as autoridades que realizam de forma estruturada este trabalho.

De outro lado, existem situações desagradáveis que fogem ao controle de qualquer poder ou autoridades. Os acidentes de trânsito são fatos inusitados que acarretam inúmeras conseqüências: sociais, econômicas, emocionais. Porém, precisamos estar informados para agir frente a estes acontecimentos.

Se estivermos envolvidos, ou presenciarmos um acidente devemos ter em mente os procedimentos carretos a serem tomadas.

Como não podemos alegar como defesa o desconhecimento da lei, precisamos estar certos de que a medida que tomarmos em tal circunstância, será a correta.

Nos casos de acidentes leves, realize os primeiros socorros e comunique a BM para que registre a ocorrência. Muitas vezes, nesses casos pequenos, a comunicação é feita de maneira que ambas as partes resolvam a situação sem a interferência das autoridades.

Nos acidentes graves, não movimente a vítima. Se necessário aplique Ressuscitação Cárdio Pulmonar, nas fraturas  use  macas e chame o serviço de ambulância pelos telefones 193 ou 190

Em qualquer caso, a solidariedade é a atitude primeira:

¨Enquanto existir boa vontade, Alimentando as velas da esperança, A chama da felicidade, continuará, Aquecendo e iluminando os caminhos da humanidade ¨.

Os dez mandamentos do motorista defensivo

1.    Conhecer as leis do trânsito e obedecer a sinalização;

2.    Usar sempre o cinto de segurança;

3.    Conhecer o veículo que está dirigindo e saber como comandá-lo;

4.    Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento;

5.    Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los;

6.    Ser capaz de decidir com rapidez e correção em situações de perigo;

7.    Não aceitar desafios e provocações;

8.    Não dirigir cansado, sob o efeito de álcool e drogas;

9.    Ver e ser visto

10. Não abusar da autoconfiança.

 

5.3 - Aspectos Legais - A Lei 5.108/66 / CNT - prevê que em caso de acidente de trânsito, a autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poderá autorizar, independentemente de exame do local, a imediata remoção das pessoas que tenham sofrido lesão, bem como dos veículos nele envolvidos, se estiverem no leito da via pública prejudicando o tráfego.

Ao condutor de veículo, nos acidentes que resulte vítimas, que prestar socorro pronto e integral à vítima, é assegurada através do Artigo 233 do Regulamento do CNT, a liberação da prisão em  flagrante, sendo anotada sua identidade pela autoridade policial, a qual o convidará a comparecer a repartição policial competente nas vinte e quatro horas seguintes.

A Resolução 737/89/CNT prevê que todo condutor envolvido em acidente de trânsito deve ser submetido a exame de teor alcóolico, estando ou não com embriaguez aparente. A mesma resolução estabelece que oito decigramas de álcool no sangue, ou 0,4mg por litro de ar expelido dos pulmões comprovam o estado de embriaguez alcóolica.

Aos condutores que forem encontrados dirigindo alcoolizados, será aplicada multa do grupo I prevista no CNT e aprender-se-á sua CNH, bem como o veículo que conduz. O veículo será liberado após o cumprimento das exigências legais, já o direito de dirigir será suspenso pelo prazo de um a doze meses.

 

5.4 - Documentação do Fato - Todo o acidente de trânsito necessita ser documentado pela autoridade policial competente. Quando a  ocorrência se der em Rodovia Estadual, a autoridade responsável é a Polícia Rodoviária Estadual,  em Rodovias Federais a competência se dá à Polícia Rodoviária Federal e no perímetro urbano (interior das cidades) a autoridade encarregada do documentar o fato é a Polícia Militar.

Boletim de ocorrência -     dados materiais  O documento preenchido pela autoridade policial no local do acidente consta dos seguintes itens:

DADOS GERAIS: data, hora, Rodovia, Km, Município, Trecho de ..... a ......, Localidade.

CONDUTORES : veículo - placas (de todos os veículos envolvidos) condutor - nome, CNH - Categoria. - endereço, prontuário, proprietário: nome, vencimento, endereço, 1ª CNH

VEÍCULO: partes danificadas (o policial marca na planilha, quais foram as partes do veículo que sofreram danos. Tipo, marca, ano, placas, sexo do condutor, idade, número de ocupantes, categoria do veículo.

TESTEMUNHAS: nomes e endereços

SUPERFÍCIE DE ROLAMENTO: asfalto, concreto, seca, molhada buracos na pista, não pavimentada      superfície derrapante, trecho em obras.

RELATÓRIO RESUMIDO DO ACIDENTE

Boletim de ocorrência - danos pessoais -

DADOS GERAIS: data, hora, dia da semana, luminosidade ambiental (sol, nublado, entardecer, chuva, noite, cerração, aurora) Rodovia, Km, Município, Localidade, tipo de acidente, choque em, natureza, causa presumível, número de veículos envolvidos, número de veículos danificados.

CONDUTORES : veículo - placas (de todos os veículos envolvidos) condutor - nome, CNH - Categoria. - endereço, prontuário, proprietário: nome, vencimento, endereço, 1ª CNH

SENTIDO DE DESLOCAMENTO DOS VEÍCULOS: 

Veículo 01 - sentido .....

Veículo 02 - sentido ......

etc,.

VÍTIMAS: nome, endereço, idade, sexo, ocupante do veículo número (  )

- ferido

- morto

Observaçoes: Trecho, sinalização, desastre decorrente de infração, velocidade permitida para o local, socorro das vítimas (por, para onde).

 

5.5 - Utilização dos equipamento de segurança:

Extintor de Incêndio:  A ação extintora sobre o fogo é, principalmente, a quebra da reação em cadeia da combustão, embora exista um defeito de abafamento.

Em automóveis recomenda-se a utilização dos extintor de incêndio PQS - Pó Químico Seco ou de Gás Carbônico - CO2.

PQS - o conteúdo deste agente extintor consiste em um pó finíssimo á base de Bicarbonato de Sódio, Bicarbonato de Potássio ou, ainda, Fosfato de Amônia, adicionados aditivos que lhe dão a fluidez necessária. O pó é expelido através da pressurização, que é feita por meio de gás carbônico acondicionado em uma botija, que está conectada externamente ao extintor. Estes extintores são encontrados nos tamanhos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 12 quilos (portáteis) .

Capacidade, alcance mínimo do jato e tempo de descarga:

n    1Kg (PI)                1,20m                          08 segundos

n    2Kg (PI)                1,20m                          08 segundos

n    4Kg(PI)                 2m                               10 segundos

n    6Kg                      2m                               10 segundos

CO2 - o conteúdo deste agente extintor é o Gás Carbônico, o qual é armazenado em cilindros de alta pressão dotados de válvulas de acionamento rápido, com mangueiras e difusores, para descarga do mesmo. Este gás é mais pesado que o ar e a sua ação extintora é de abafamento, principalmente, pois o gás quando em contato com o ar, chega a uma temperatura de 79ºC abaixo de zero, produzindo uma ação refrigeradora. São encontrados em tamanhos de 1, 2, 4 e 06 quilos (portáteis)

Como utilizá-lo:

1.   levar o extintor ao local do fogo,

2.   Empunhar o difusor/pistola e retirar o pino de segurança ou destravar o extintor,

3.   Atacar o fogo, a favor do vento, acionando o dispositivo de descarga. Procurar cobrir toda a área atingida com movimentação da mão.

Cuidados:

n    Inspeção: mensalmente deve ser verificado o estado de conservação do extintor e o seu acesso.

n    Revisão: a cada 06 meses o extintor deve ser pesado. Observando-se um peso com diferença de 10% para menos, deve ser feita a recarga. Os pesos do extintor cheio e vazio estão registrados no corpo da válvula.

n    Recarga: logo após o uso ou quando apresentar peso a partir de 10% menos que o normal o extintor deve ser recarregado. Retestes, a cada 05 anos.

Extintores/ Adequação com o porte do veículo:

n    automóveis e caminhonetas para até 10 passageiros - carga 01kg

n    caminhão de transporte de cargas para até 06 toneladas - carga 02kg

n    veículo de transporte coletivo - carga 04kg

n    veículos de transporte de cargas inflamáveis - carga 08kg

Triângulo:

Todo veículo deve estar equipado com os itens obrigatórios (Art.92 - RCNT), sobretudo quando tratam-se de equipamentos de segurança.

O Triângulo é um destes equipamentos. Ele serve para sinalizar uma situação emergencial (acidentes, incidentes com o veículo, etc), a fim de que os demais condutores ao avistá-lo redobrem a atenção, diminuindo a velocidade.

Este equipamento, deve ter o formato de um triângulo equilátero com lado externo igual a 45 centímetros e largura mínima das abas de 06 centímetros. O alcance mínimo de sua visibilidade noturna deve atingir 150 metros e sua refletibilidade mínima diurna 120 metros.

Cinto de segurança - Outro equipamento fundamental do veículo, e que na maioria das vezes não recebe a importância devida é o cinto de segurança. De acordo com um estudo do CONTRAN (São Paulo), das 1.200 pessoas que morreram no ano passado em acidentes de trânsito na capital de São Paulo, a metade (600 pessoas) estariam vivas se estivessem usando o Cinto de Segurança.

 O que o Cinto de Segurança faz por você.

n    Protege no momento da colisão. No caso de colisão frontal ou por trás, impede que os passageiros sejam feridos na cabeça e no peito ao baterem contra o pára-brisa ou no interior do carro.

n    Impede que os passageiros sejam projetados para fora do veículo.

Mesmo numa velocidade de apenas 20 Km por hora, o impacto sofrido por um carro ao bater em um paredão resulta em uma força de 6 a 15 vezes o peso do motorista. Se ele não estiver seguro pelo Cinto de Segurança, sairá gravemente ferido ou morrerá.

Por isso, o Cinto de Segurança não é só para a estrada.

Ele é mais necessário na cidade, onde os acidentes são mais freqüentes e mortais, mesmo quando se dirige a baixa velocidade.

Use o cinto de segurança sempre, na estrada ou na cidade!

Como acontece a tragédia -Vocês vão ver detalhes que acontecem numa batida a uma velocidade de 65 km/h. A tragédia acontece em apenas um segundo. Vejam bem como uma vida pode desaparecer num lapso de tempo tão curto. E no dia seguinte os jornais registram “mais um acidente mortal no trânsito da nossa cidade.” O que mais entristece num caso desses é a  imprevidência do motorista. A tragédia seria evitada se ele estivesse usando o  Cinto de Segurança. Não há desculpa para não usá-lo, mesmo que seja para dar uma volta em torno do quarteirão. Use o Cinto e Salve sua Vida.

Veja o que ocorre numa batida à velocidade de 65 km/h. O tempo envolvido é de apenas 1 (um) segundo.

1 - ( de 0,0 a 0,4 segundos)

n    as pernas do motorista se quebram com um impacto de 820 quilos. O quadril é deslocado e a pélvis fraturada.

2 - (de 0,4 a 0,6 segundos)

n    o motorista é atirado com grande violência para a frente; a cabeça quebra o vidro, causando graves ferimentos.

3 - (de 0,6 a 0,8 segundos)

n   a força do peito contra o volante é de 1.140 quilos. Costelas e espinha esmagam o coração e cortam a aorta.

Um elefante ao volante -  Seja qual for o veículo, o resultado de uma colisão contra uma barreira fixa a uma determinada velocidade, transforma o peso de motoristas (passageiros) em uma massa descomunal. Algo comparável a um elefante em movimento acelerado, chocando-se contra painel, pára-brisa ou o que estiver pela frente.

Essa, digamos, “rápida engorda” proporcionada pelas leis da Física é uma das explicações de porque, não raramente, os ferimentos em automobilistas que não utilizam o cinto de segurança são sempre mais graves e quase sempre fatais.


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