Voltar

Problemas com o veiculo

Observe bem estes cuidados que você deve ter em relação a veículos:

 

1) Compra - na compra de um veículo, vá pessoalmente ao DETRAN (Departamento de Trânsito) para obter o "Nada Consta". Se você preferir tratar com um despachante, exija o talão do seu atendimento ou do seu pedido, além do recibo. No recibo, peça para o despachante escrever os dados sobre o veículo (marca, modelo, cor, ano de fabricação, placa, etc). Peça ainda a garantia por escrito.

Se você der dinheiro ao vendedor, peça recibo detalhado. Mesmo que a loja ou o vendedor tenham boa aparência, procure o DETRAN ou um despachante, que não seja ligado ao vendedor, para confirmação dos dados sobre o veículo a ser comprado.

Verifique as apólices do seguro. Você pode confirmar a autenticidade do seguro na própria companhia que emitiu a apólice.

Caso descubra alguma coisa errada, suspenda imediatamente os pagamentos restantes.

Se você comprar um carro roubado, pode perder o carro e o dinheiro.

2) Venda - antes de vender o seu carro, obtenha o "Nada Consta". O veículo fica mais valorizado.

Ao assinar a "transferência", faça outro recibo onde você descreve o carro, as condições de venda, as garantias que você dá ou transfere. Peça o "de acordo" de quem está comprando o carro.

Faça você mesmo, ou por um despachante de confiança, a comunicação de venda ao DETRAN. Mesmo depois de ter vendido o carro, você aparecerá como responsável civil por qualquer sinistro, se a venda não for comunicada ao DETRAN.

3) Furto ou roubo - se roubarem o seu carro, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima. Obtenha um documento que comprove o ocorrido. Comunique o fato ao DETRAN, pedindo para anotarem o roubo nas fichas do veículo. Se tiver seguro, faça a comunicação, juntando a cópia de ocorrência registrada na delegacia. Existem ainda cadastros privados de veículos roubados que você poderá procurar.

Leia nos jornais as páginas policiais para ver se o seu carro foi envolvido em acidentes ou crimes.

Avise à delegacia onde foi registrado o roubo, caso você tenha notícias do carro.

4) Manutenção da documentação - controle o trabalho do seu despachante. Peça para manter atualizada a sua documentação. Sempre que possível, trate pessoalmente das renovações de seus documentos.


Voltar