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Chek List do Veículo

Embora descrita e prevista em qualquer manual do proprietário de todo o veículo, a Manutenção Preventiva não é praticada após o veículo sair do período de garantia da montadora. Com isso, o que se vê nas ruas é um grande número de automóveis com sistemas defeituosos, carros sem condições de rodagem, além de prosperar o mercado de auto-socorro e carros-guincho. Essa situação é agravada, ainda mais, pela inexistência da inspeção veicular periódica, que com certeza irá reprovar um percentual superior a 50% dos automóveis que circulam pelas ruas, avenidas e estradas do país. No entanto, já existe alguma “luz no fim do tunel”, com as recentes promessas de delegar para os governos municipais a responsabilidade de implantar a Inspeção Técnica Veicular em cidades com frotas superiores a de três milhões de veículos. Outro ponto positivo é a pressão exercida pela sociedade por mais segurança no trânsito e as pesadas multas previstas no Código Nacional de Trânsito para veículo parado em vias públicas por falta de combustível ou em más condições de conservação.

 

No bolso - Só para ter idéia dos valores, um veículo com os faróis desregulados pode ser multado em R$ 117,17 (o que equivale ao custo aproximado de seis verificações e regulagem do sistema de iluminação e sinalização do veículo) e adicionar 5 pontos ao prontuário de seu condutor; parar no trânsito por falta de combustível acarreta um ônus de R$ 77,22 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor (algo em torno de 60 litros de combustível no tanque); conduzir veículo em más condições de conservação pode acarretar uma multa no valor de R$ 117,17 e mais cinco pontos (com essa importância é possível pagar dois pacotes de verificação veicular anunciado por um centro automotivo na cidade de São Paulo, que inclui freios, suspensão, escapamento, nível de lubrificantes e fluídos dos sistemas hidráulicos e de arrefecimento, rodízio de pneus com alinhamento e balanceamento.

 

O que falta - O ponto de partida para a Campanha Nacional Pela Manutenção Preventiva, lançada pelo jornal Oficina Brasil, é a informação. É fundamental que o profissional da reparação automotiva tenha argumentos para apresentar ao proprietário do veículo as vantagens

dessa prática, sem que isso tenha qualquer conotação de oportunismo ou má intenção. A argumentação deve ser técnica, sólida, embasada em prescrições de manuais, e normas/procedimentos industriais.

Se o mecânico é o profissional escolhido pelo cliente para orientação e aval na aquisição de um veículo, por que não tê-lo como um consultor quando o assunto é cuidar do automóvel selecionado.

 

Um modelo - Uma primeira sugestão é fazer um acompanhamento do veículo do cliente. É raro o proprietário do automóvel manter um relatório sobre a manutenção do carro; ninguém registra e acompanha quando foi feita a última revisão nos freios, quais componentes foram trocados, etc. Quando muito, monitora os intervalos de troca de óleo. Para poder vender serviço preventivo, cabe ao mecânico manter esses controles para o seu cliente. Neste sentido, um computador na oficina pode ajudar muito, pois é possível registrar na ficha do cliente todos os itens revisados, trocados, anotando datas e quilometragens. Uma das grandes dificuldades que se enfrenta na venda do serviço preventivo é a elaboração de uma tabela de verificações ( check-list) que envolva todos os itens de possível verificação. Falta informação dos próprios fabricantes, e itens importantes são desconsiderados. Para se ter uma idéia, as fábricas praticamente não prevêem qualquer tipo de serviço preventivo para o sistema de injeção de combustível, dando a entender que o sistema funciona sem qualquer necessida de revisão periódica. Um dos desafios do Programa Nacional pela Manutenção Preventiva é desenvolver uma tabela (ainda que genérica),

envolvendo todos os itens passíveis de serviço preventivo. Esta tabela, na mão do mecânico, torna-se um forte argumento de venda de serviços para o cliente. Ao lado, apresentamos um trabalho que pode servir de início para a formulação da tabela definitiva. Leia com atenção e mande sua sugestão. Manutenção Preventiva é assunto sério e merece sua colaboração.

LEIA E ARQUIVE.

 

1. Check-list

Dados do cliente - nome, endereço, telefones (residencial, comercial , celular, pager)

Dados do Veículo - marca, modelo, ano, placa, quilometragem, outras observações

Obs.: Estes são prazos sugeridos, no entanto, de acordo com a utilização, hábitos do condutor, características do trânsito e outros

fatores esses intervalos podem ser alongados ou reduzidos.

(1) estes prazos podem ser antecipados em função de ocorrências como veículo puxando para um dos lados, percepção do motorista de alterações na dirigibilidade do veículo, queda em buracos ou choques das rodas em obstáculos.

(2) veículos com sistema de alimentação de combustível por carburador

(3) veículos equipados com sistema de injeção eletrônica

Tabela GenÈrica de ManutenÁ„o Preventiva - linha leve

 

ITEM CHECADO                   INTERVALO               TAREFA

Sistema Elétrico

Iluminação ..................... Mensal ...................... Verificar lâmpadas e checar fusíveis.

Bateria ......................... a cada 10.000 km ....... Verificar nível dágua (se necessário) e avaliar carga.

Sistema de arrefecimento

Solução ........................ Semanal .................. Verificar volume total e proporção de aditivo.

Limpeza do sistema ......... a cada 30 mil km ...... Drenar, limpar sistema e repor solução.

Pneus

Rodízio de pneus ............. a cada 8.000 km ....... Verificar desgaste e seguir procedimentos.

Calibragem de pneus......... a cada 1.000 km ....... Conferir pressão correta.

Alinhamento das rodas ..... a cada 10.000 km (1) .Seguir procedimentos.

Balanceamento das Rodas . a cada 10.000 km (1) .Seguir procedimentos.

Freios

Fluido de freio ................. a cada 10.000 km ..... Substituir conforme orientação do fabricante.

Pastilhas ........................ a cada 10.000 km ..... Avaliar e substituir quando houver desgaste.

Discos ........................... a cada 10.000 km ..... Avaliar e substituir quando houver desgaste.

Servo-freio ..................... a cada 40.000 km ..... Avaliar acionamento do pedal.

Sistema de emissões de gases e ruídos

Sistema de escapamento ... a cada 20.000 km ..... Verificar integridade do conjunto.

Catalisador ...................... a cada 20.000 km ..... Verificar eficiência e integridade do sistema.

Suspensão e rodas

Amortecedores ................ a cada 10.000 km ...... Trocar a cada 40.000 km preventivamente.

Molas ............................. a cada 10.000 km ...... Trocar a cada 40.000 km preventivamente.

Pivôs, buchas e terminais.... a cada 40.000 km ...... Checar quanto a folgas e vazamentos.

Juntas homocinéticas ........ a cada 10.000 km ....... Trocar quando houver danos ou vazamentos.

Rolamentos das rodas ........ a cada 20.000 km (1)...Verificar ruídos e folgas.

Sistema de Transmissão e Câmbio

Óleo do câmbio ................. a cada 10.000 km ...... Trocar conforme orientação do fabricante.

Checagem da transmissão ... a cada 40.000 km ...... Verificar sistema e acionamento.

Embreagem........................ a cada 20.000 km ...... Verificar folgas e sistema de acionamento.

Cabos e sistema de acionamento....a cada 20.000 km ...... Substituir, se necessário.

Sistema de alimentação de combustível

Velas ................................ a cada 10.000 km ....... Trocar a cada 20.000 km preventivamente.

Platinado/condensador/alternador...a cada 10.000 km ...... verificar e avaliar.

Carburador (2) .....................a cada 20.000 km ....... Limpeza e regulagem.

Válvulas injetoras (3) ............a cada 30.000 km ....... Análise e limpeza do sistema.

Filtro de combustível ............ a cada 20.000 km ....... trocar preventivamente.

Filtro de ar ......................... a cada20.000 km ........ trocar preventivamente.

Sistema de injeção ............... a cada 30.000 km ....... avaliação e limpeza.

Flexíveis e mangueiras ........... a cada 20.000 km ....... avaliação e substituição se necessário.

Cabos do acelerador .............. a cada 20.000 km ....... verificar e substituir se necessário.

Motor

Óleo ................................... semanal ...................... checar nível de óleo.

Filtro de óleo ........................ a cada 5.000 km .......... trocar preventivamente a cada 10.000 km.

Correias ............................... a cada 20.000 km ......... trocar preventivamente a cada 40.000 km.

Motor ................................. a cada 10.000 km ......... verificar funcionamento e limpeza de câmaras, cabeça dos pistões, válvulas e outros componentes.

Sistema de ar condicionado

Checagem do ar condicionado. .... a cada 20.000 km .......... verificação e limpeza.

Correia do compressor ............... a cada 40.000 km .......... substituir preventivamente.

Outros itens

Limpadores de pára-brisas .......... a cada 20.000 km .......... trocar preventivamente.

Fechaduras e cabos de abertura dos capôs ....... a cada 20.000 km ... verificar e lubrificar.

Revisão geral .... a cada 30.000 km ... avaliação completa de todos os sistemas e troca programada de itens.

 

Mande sua sugestão ou crítica e vamos juntos compor o modelo de “check-list” ideal para a Campanha Nacional pela Manutenção Preventiva.


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